sábado, 6 de dezembro de 2008

Caldo Verde...

Vou fazer Caldo Verde...
A minha primeira experiência... claro que vou inventar, sim não há muito que inventar, os ingredientes são sempre os mesmos, água, batata, azeite, couve galega, chouriça, e depois há quem ponha alho, e outros ainda põem ervas aromáticas.
Eu vou inventar na medida em que vou fazer o caldo verde da forma como eu gosto de o comer.
Então eu como o caldo verde regado completamente em azeite, mesmo quando as pessoas dizem que têm muito eu ainda ponho mais um pouco, e depois uso a Broa de forma particular, ela acompanha o caldo verde de forma diferente, vai directamente pra dentro do prato da sopa...
Delicia....
Então a ideia é fazer isto mas directamente no tacho e ver como fica....
Espero que bem, se não vou morrer augado...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Ora então, hoje vou antecipar aquilo que vou fazer de comezaina...
Primeiro aviso já que devo andar doente... agora como vegetais, deixei de ser defensor dos direitos dos vegetais, peço muitas desculpas aos vegetais.
Então é assim, estão a ver a MASSA NANDINA, não têm nada haver, mas têm. Isto é porque o princípio é o mesmo, só que desta vez é só com bacon, e não vai haver broculos.
Comprei caldo verde, que vai substituir os broculos; mas de maneira diferente.
Passo a explicar a ideia.
Vou fazer numa frigideira o caldo verde juntamente com uns cogumelos e um pouco de bacon. Isto vai servir de acompanhamento à massa.
A massa é para não variar tagliatelli, que vai levar camarão, bacon e natas.
E pronto a ideia é esta.
Boas invenções

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Precisam-se cobaias.....

Meus queridos amigos, isto anda mal, estou a ver que ninguém anda a escrever, eu incluído.
Por isso em vez de ir escrever o prato que fiz, vou é Convidar o pessoal pra virem comer o prato que quero fazer, desde já ficam avisados que eu nunca o fiz, por isso, vocês serão as cobaias.
Para aqueles que por acaso aqui vieram parar e não sabem quem eu sou, ficam com a ideia do prato e tentem fazer vocês.
Ora então:
O prato é de peixe. Isto é pra aqueles que consideram bacalhau peixe, prós que não consideram será um prato de uma coisa que nem é peixe nem carne, é bacalhau.
Continuando, um bacalhau com broa.
Não sei quantidades porque ainda não fiz, por isso irei só dizer a ideia.
A ideia é desfiar o bacalhau todo, levar á frigideira com azeite, broa, e couve (caldo verde), no meio juntar um chicharro (feijão frade).
Pronto a ideia básica é esta mesmo, ou seja umas Migas de Bacalhau.
Mas como eu gosto da coisa de bem servir, não é só o Mestre, as migas serão servidas dentro da própria broa. Como? perguntam vocês; E eu digo, pois aí é que está o complicado da coisa, é conseguir abrir a broa com uma tampa por cima, retirar o miolo todo fazer as migas com esse miolo, depois botar tudo lá dentro e levar assim, à patusca que não há forno.
E pronto este é o prato para o qual eu vos Convido.
Fico à espera que o pessoal diga quando aparecerá por cá.
Depois quando o bacalhau for comido eu direi como a coisa correu.
Bons Jantares

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Salada de camarão em base de ananás com molho cocktail

Ananás cortado ao meio e retira-se o interior: corta-se em bocadinhos pequeninos. Prepara-se salada, miolo de camarão e alguns camarões maiores (descascados mas) inteiros. Adiciona-se os bocadinhos de ananás e coloca-se no interior da metade de ananás. Por fim, o molho cocktail et voilà!! Um belo petisco de entrada numa majestosa refeição!!

terça-feira, 1 de julho de 2008

Massa Nandina

Esta é a massa, em que sou um mero aluno, e como tal dedico-me a inventar cada vez que a faço.
Assim hoje lá foi mais uma invenção.... que por sinal não ficou mal de todo, tirando o aspecto do sal, esqueci-me que o bacon têm já a sua parte de sal.
Mas a invenção foi mesmo o juntar o bacon, e como não estava a contar junta-lo, já tinha temperado a carne com o sal devido, mais o bacon, resultado, um pouco puxada de mais.
E perguntam vocês mas que raio de massa é essa? A esta hora alguns já saberão do que falo outros continuam na plena ignorância, sabendo apenas que leva bacon, mas isso foi invenção.
Então passemos há dita massa.
Então é assim carne picada, temperada a gosto, junta-se o bacon em cubos, e mete para o tacho, que previamente já levou o refogado/estrugido o que lhe quiserem chamar.
Junta-se ao tacho o miolo do camarão, e deixa-se que a festa se faça no tacho.
Entretanto vai-se cozendo uns bróculos, (esta massa sem o bróculos perde a piada toda, acreditem e eu sou daqueles que não aprecia vegetais).
Quando acharem que a festa no tacho está quase a acabar toca de cozer a massa, (tagliatelli de preferência, já experimentei outras e na fica tão bom).
Ao fim da massa cozida, toca a juntar há festa, e vai-se colocar os brócolos, eu parto-os muito partidinhos assim o sabor dispersa mais.
Mexe-se tudo muito bem mexido para misturar bem, ajunta-se natas, no meu caso normalmente é um pacote, deixa-se um pouco mais ao lume.......
E agora é só levar para a mesa e comer. Atenção desligar o bico do fogão.
E pronto aqui fica mais uma invenção

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Especie de Bife de Pimenta

Nos dias que vão correndo a vontade de cozinhar é quase nula, ter que pensar no que se hade fazer ainda pior. Por isso nada melhor que pensar no dia anterior o que se vai fazer para dia seguinte. Ainda bem que isto é há vez, cada um cozinha num dia.

Assim como a pachorra não era muita, e não apetecia cozinhar muito, vai-se pelo fácil, um bife; mas para ser um pouco diferente um bife com pimenta, (o acompanhamento já estava decidido, batata frita de pacote, uma maravilha).
Descongela-se o bife, (nesta casa não há carne fresca é tudo congelado) enquanto isso vai-se inventando o molho, ora um bocado de ketchup, maionese, junta-se pimenta em pó, mais umas quantas ervas aromáticas e depois um pouco de natas.
A seguir os bifes vão pra frigideira, passado um bocado lá vai o molho fazer companhia. Quando achei que estava na altura lá se desligou o bico, e foi-se pra mesa comer.

Só digo que ficou melhor do que estava há espera.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Receita vegetariana- Tomates Estufados;)

Ora aqui está uma sugestão simples e de rápida confecção como todos "nós" (até mesmo os que costumam comer carne e peixe) gostamos, hein?

TOMATES ESTUFADOS

Ingredientes:

tomates médios a grandes.... (levar em conta o n.º de pessoas)
requeijão..................................(+/- um daqueles redondinhos que há no supermercado)
queijo ralado...........................os restos que houver "lá em casa" ( de preferência SEM FUNGOS..AINDA!!)
nozes picadas (com pinhões fica mais fixe m, como são tão caros:/)
molho de soja........................ 1 colher de chá
cebolinhas (ou cebola picada)..............................q.b.
salsa picada ( de preferência daquela bem fresquinha!)
E POR ÚLTIMO: gosto por comida saudável ( e sim.. eu sei.. estamos em minoria!)


Como preparar/ montar esta receitita "sem sal" mas bem BOA em paladar? Ora.. nada mais simples:
Cortam-se os topos dos tomates, retiram-se as pevides com uma colher de chá ou café e colocam-se os tomates num prato de ir ao forno. À parte, mistura-se o requeijão, o queijo, as nozes picadas, o molho de soja e as cebolinhas. Enche-se com esta mistura os tomates. Tapa-se o topo ds tomates com salsa picada e vai a lume de cerca dwe 180º durante 30 mins ( ou um pouco menos.. depende da paciência do/a cozinheiro/a). Servem-se de imediato! Et voilá.. ai tão bom! Ai tão bom! E então a acompanhar com uma saladinha;)

Bom apetite ( ah.. e para os veteranos devoradores de CARNE.. posso sempre sugerir que acompanhem estes tomates com um bom bife?!)

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Comida passiva...

Ora aqui está uma forma excelente de retomar práticas culinárias! Afastada recentemente destas lides, vem mesmo a calhar relembrar o lado interno da vida culinária e abrir o apetite para novas fases. Espero por vocês... Para já fica a típica sugestão da época: sardinhada! E viva o S. João!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Com sabor a derrota...

Hoje... o jantar foi agreste soube-me a derrota...

E como naturalmente não tinha pachorra para cozinhar... RAMONA aqui vai disto... porque viver na Veneza Portuguesa tem o seu encanto!!!

Hamburguer à Ramona
Batatas fritas com molho cocktail
e a bela da Coca-Cola...

e 45 minutos de espera... e 5 minutos de prazer... depois... regressa-se a casa, porque amanhã é que este País vai finalmente acordar para a CRISE que anda aí!!!

Tenho dito!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Especie de salada fria

Ora bem como ontem não tive que fazer a janta, e como não se pode andar todos os dias a comer fora, a carteira anda curta. Fiz hoje aquilo que tinha pensado para ontem.
Ou seja não tive que matar a cabeça a pensar no que teria que fazer, bem bom.

Assim toca a pegar numas latas de atum, numa de feijão frade, na minha terra disse chicharro, e numa de grão de bico, aproveita-se as duas últimas batatas coze-se tudo, junta-se ao atum....
E voilá uma espécie de salada fria, mas quente, que ainda não está assim tanto calor...
E no fim para sobremessa, que foi sendo entrada, e acompanhamento um abacaxi, já bem maduro.

E agora vamos ao café.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Francesinha

Bem adoro os jantares em que não tenho que me preocupar com nada.
Cheguei fez-se o pedido foi-se buscar a cerveja, eu pago as bebidas, o mano paga a janta.
E passado 15m minutos, aí vêm a bela da Francesinha, acompanhada com batata frita.
Um must...
Não quero saber como se faz, nem o que leva, porque a francesinha só sabe bem fora de casa e sempre com a boa companhia de uma cervejita.
Por isso o meu primeiro post é mesmo.
Francesinha é fora de casa...

Devaneio culinário nº1

Estou no meu gabinete e a fome começa a apertar... começo a pensar seriamente que preciso de ir às compras para voltar a ter uma alimentação equilibrada, mas eis que me lembro que este mês, já não há mais € para ninguém...

Vou ter que me desenrascar com o que encontrar no congelador... parece-me que me restam umas postinhas de bacalhau.. daquelas que a mamã acrescentou ao saco no já longuinquo fim de semana que fui passar a casa!!! :S:S:S

Bacalhau... umas batatinhas... e para não ficar assim muito tradicional... acho que acrescento assim um grão de bico... e muita cebola.. assim fritinha em azeite!!! mmmmmmmmmm

Acho que não tarda ponho-me nas P_ _ _ _ !!!

hi hi hi

Vamos ser criativos

Uma mera tentativa de resolver muitas das dificuldades que é decidir o que fazer ao jantar
Não se pretende vir com receitas da Avozinha, por mais respeito que eu tenho por esse tipo de receitas, nem se pretende o estilo tradicional de receitas, que é dizer pormenorizadamente todo o tipo de ingredientes.
Apenas pretendo fundamentar um estilo de cozinha criativa, ou seja aqueles pratos malucos que todos fazemos sem nunca saber qual será o resultado, aqueles pratos que nos lembramos de fazer porque não temos nem tempo nem pachorra para fazer algo como mandam as regras e depois contar o que correu mal, o que correu bem.
Ou seja pretende-se mais um relato do processo que levou à feitura de determinado prato, do que propriamente saber quais os ingredientes que esse prato levou.
Pois quem quiser fazer igual terá que ser obrigado a ser criativo, e não poderá nunca fazer uma cópia.
Ou seja:
VAMOS SER CRIATIVOS NA COZINHA