quarta-feira, 25 de junho de 2008

Especie de Bife de Pimenta

Nos dias que vão correndo a vontade de cozinhar é quase nula, ter que pensar no que se hade fazer ainda pior. Por isso nada melhor que pensar no dia anterior o que se vai fazer para dia seguinte. Ainda bem que isto é há vez, cada um cozinha num dia.

Assim como a pachorra não era muita, e não apetecia cozinhar muito, vai-se pelo fácil, um bife; mas para ser um pouco diferente um bife com pimenta, (o acompanhamento já estava decidido, batata frita de pacote, uma maravilha).
Descongela-se o bife, (nesta casa não há carne fresca é tudo congelado) enquanto isso vai-se inventando o molho, ora um bocado de ketchup, maionese, junta-se pimenta em pó, mais umas quantas ervas aromáticas e depois um pouco de natas.
A seguir os bifes vão pra frigideira, passado um bocado lá vai o molho fazer companhia. Quando achei que estava na altura lá se desligou o bico, e foi-se pra mesa comer.

Só digo que ficou melhor do que estava há espera.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Receita vegetariana- Tomates Estufados;)

Ora aqui está uma sugestão simples e de rápida confecção como todos "nós" (até mesmo os que costumam comer carne e peixe) gostamos, hein?

TOMATES ESTUFADOS

Ingredientes:

tomates médios a grandes.... (levar em conta o n.º de pessoas)
requeijão..................................(+/- um daqueles redondinhos que há no supermercado)
queijo ralado...........................os restos que houver "lá em casa" ( de preferência SEM FUNGOS..AINDA!!)
nozes picadas (com pinhões fica mais fixe m, como são tão caros:/)
molho de soja........................ 1 colher de chá
cebolinhas (ou cebola picada)..............................q.b.
salsa picada ( de preferência daquela bem fresquinha!)
E POR ÚLTIMO: gosto por comida saudável ( e sim.. eu sei.. estamos em minoria!)


Como preparar/ montar esta receitita "sem sal" mas bem BOA em paladar? Ora.. nada mais simples:
Cortam-se os topos dos tomates, retiram-se as pevides com uma colher de chá ou café e colocam-se os tomates num prato de ir ao forno. À parte, mistura-se o requeijão, o queijo, as nozes picadas, o molho de soja e as cebolinhas. Enche-se com esta mistura os tomates. Tapa-se o topo ds tomates com salsa picada e vai a lume de cerca dwe 180º durante 30 mins ( ou um pouco menos.. depende da paciência do/a cozinheiro/a). Servem-se de imediato! Et voilá.. ai tão bom! Ai tão bom! E então a acompanhar com uma saladinha;)

Bom apetite ( ah.. e para os veteranos devoradores de CARNE.. posso sempre sugerir que acompanhem estes tomates com um bom bife?!)

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Comida passiva...

Ora aqui está uma forma excelente de retomar práticas culinárias! Afastada recentemente destas lides, vem mesmo a calhar relembrar o lado interno da vida culinária e abrir o apetite para novas fases. Espero por vocês... Para já fica a típica sugestão da época: sardinhada! E viva o S. João!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Com sabor a derrota...

Hoje... o jantar foi agreste soube-me a derrota...

E como naturalmente não tinha pachorra para cozinhar... RAMONA aqui vai disto... porque viver na Veneza Portuguesa tem o seu encanto!!!

Hamburguer à Ramona
Batatas fritas com molho cocktail
e a bela da Coca-Cola...

e 45 minutos de espera... e 5 minutos de prazer... depois... regressa-se a casa, porque amanhã é que este País vai finalmente acordar para a CRISE que anda aí!!!

Tenho dito!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Especie de salada fria

Ora bem como ontem não tive que fazer a janta, e como não se pode andar todos os dias a comer fora, a carteira anda curta. Fiz hoje aquilo que tinha pensado para ontem.
Ou seja não tive que matar a cabeça a pensar no que teria que fazer, bem bom.

Assim toca a pegar numas latas de atum, numa de feijão frade, na minha terra disse chicharro, e numa de grão de bico, aproveita-se as duas últimas batatas coze-se tudo, junta-se ao atum....
E voilá uma espécie de salada fria, mas quente, que ainda não está assim tanto calor...
E no fim para sobremessa, que foi sendo entrada, e acompanhamento um abacaxi, já bem maduro.

E agora vamos ao café.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Francesinha

Bem adoro os jantares em que não tenho que me preocupar com nada.
Cheguei fez-se o pedido foi-se buscar a cerveja, eu pago as bebidas, o mano paga a janta.
E passado 15m minutos, aí vêm a bela da Francesinha, acompanhada com batata frita.
Um must...
Não quero saber como se faz, nem o que leva, porque a francesinha só sabe bem fora de casa e sempre com a boa companhia de uma cervejita.
Por isso o meu primeiro post é mesmo.
Francesinha é fora de casa...

Devaneio culinário nº1

Estou no meu gabinete e a fome começa a apertar... começo a pensar seriamente que preciso de ir às compras para voltar a ter uma alimentação equilibrada, mas eis que me lembro que este mês, já não há mais € para ninguém...

Vou ter que me desenrascar com o que encontrar no congelador... parece-me que me restam umas postinhas de bacalhau.. daquelas que a mamã acrescentou ao saco no já longuinquo fim de semana que fui passar a casa!!! :S:S:S

Bacalhau... umas batatinhas... e para não ficar assim muito tradicional... acho que acrescento assim um grão de bico... e muita cebola.. assim fritinha em azeite!!! mmmmmmmmmm

Acho que não tarda ponho-me nas P_ _ _ _ !!!

hi hi hi

Vamos ser criativos

Uma mera tentativa de resolver muitas das dificuldades que é decidir o que fazer ao jantar
Não se pretende vir com receitas da Avozinha, por mais respeito que eu tenho por esse tipo de receitas, nem se pretende o estilo tradicional de receitas, que é dizer pormenorizadamente todo o tipo de ingredientes.
Apenas pretendo fundamentar um estilo de cozinha criativa, ou seja aqueles pratos malucos que todos fazemos sem nunca saber qual será o resultado, aqueles pratos que nos lembramos de fazer porque não temos nem tempo nem pachorra para fazer algo como mandam as regras e depois contar o que correu mal, o que correu bem.
Ou seja pretende-se mais um relato do processo que levou à feitura de determinado prato, do que propriamente saber quais os ingredientes que esse prato levou.
Pois quem quiser fazer igual terá que ser obrigado a ser criativo, e não poderá nunca fazer uma cópia.
Ou seja:
VAMOS SER CRIATIVOS NA COZINHA